Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1086
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBotão, Antonio Victor Rodrigues-
dc.date.accessioned2020-08-11T21:34:21Z-
dc.date.available2020-08-11-
dc.date.available2020-08-11T21:34:21Z-
dc.date.issued2019-10-30-
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/1086-
dc.description.abstractIt addresses the issue of the use of images in medical education and the reuse of imagery material as a didactic resource, which requires the adoption of a set of appropriate metadata. The research comes from a previous study on images, their representation and retrieval in information systems and improves with respect to the study of metadata schemes that describe images, medical images and learning objects. It aims to survey, describe and compare metadata standards to propose a scheme that enhances suitability and uses metadata in medical education, combining the imagery and educational categories. Methodologically, an exploratory study of a theoretical and qualitative nature was carried out by surveying Brazilian public universities that have medical courses and use image databases for educational purposes, and subsequently the identification, description and comparison between the sets of metadata describing images and learning objects. As a result, it was possible to create a set of metadata capable of bringing together all the functional qualities of images and didactics to be used in the teaching of medicine. It is concluded that the lack of an official metadata standard for the treatment of medical images and their suitability for medical education, leaves the country in need of technological and didactic resources to optimize the training of medical professionals.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Priscilla Araujo (priscilla@ibict.br) on 2020-08-11T21:34:20Z No. of bitstreams: 1 BOTÃO - TESE - OUTUBRO 2019 - revisada e formatada em 28-04-2020.pdf: 1701979 bytes, checksum: 81369acdf3b1cb858d1dd603a6e3f963 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-11T21:34:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BOTÃO - TESE - OUTUBRO 2019 - revisada e formatada em 28-04-2020.pdf: 1701979 bytes, checksum: 81369acdf3b1cb858d1dd603a6e3f963 (MD5) Previous issue date: 2019-10-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Universidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência da Informaçãopt_BR
dc.subjectmetadadospt_BR
dc.subjectimagem médicapt_BR
dc.subjectObjeto de Aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLOMpt_BR
dc.subjectDICOMpt_BR
dc.subjectInformation Sciencept_BR
dc.subjectMetadatapt_BR
dc.subjectMedical Imagept_BR
dc.subjectLearning Objectpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleMetadados para tratamento de imagens médicas como objeto de ensino e aprendizagem com fins de reusopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6330261299374061pt_BR
dc.contributor.advisor1Sales, Luana Farias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9090064478702633pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Rosali Fernandez de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1722582102636346pt_BR
dc.contributor.referee2Pimenta, Ricardo Medeiros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0416440515458304pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Joice Cleide Cardoso Ennes de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0671166307420162pt_BR
dc.contributor.referee4Veiga, Viviane Santos de Oliveira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4983074089687751pt_BR
dc.contributor.referee5Saldanha, Gustavo Silva-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/6143079905555041pt_BR
dc.description.resumoAborda a questão do uso de imagens no ensino da medicina e o reuso do material imagético como recurso didático, o que exige a adoção de um conjunto de metadados adequados. A pesquisa advém de estudo anterior sobre imagens, sua representação e recuperação em sistemas de informação e aprimora-se no tocante ao estudo dos esquemas de metadados descritores de imagens, de imagens médicas e de objetos de aprendizagem. Objetiva o levantamento, descrição e comparação de padrões de metadados para propor um esquema que potencialize a adequação e utilize metadados no ensino da medicina, combinando as categorias imagéticas e educacionais. Metodologicamente realizou-se um estudo exploratório de cunho teórico e qualitativo por meio do levantamento das universidades públicas brasileiras que tem cursos de medicina e utilizam bancos de dados de imagens com fins didáticos e posteriormente deu-se a identificação, descrição e comparação entre os conjuntos de metadados que descrevem imagens e objetos de aprendizagem. Como resultado, obteve-se a criação de um de conjunto de metadados capaz de reunir todas as qualidades funcionais das imagens e da didática para aproveitamento no ensino da medicina. Conclui-se que a falta de um padrão de metadados oficial para o tratamento de imagens médicas e sua adequação ao ensino da medicina, deixa o país carente de recursos tecnológicos e didáticos para a otimização da formação dos profissionais médicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI IBICT-UFRJpt_BR
dc.publisher.initialsIBICT-UFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BOTÃO - TESE - OUTUBRO 2019 - revisada e formatada em 28-04-2020.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais