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http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1358
Tipo: | Dissertação |
Título: | A Infância Convergente: um estudo crítico do Regime de Curadoria da Informação para o público infantil no YouTube |
Autor(es): | Azen, Márcia |
Primeiro orientador: | Bezerra, Arthur Coelho |
Membro da banca: | Schneider, Marco André Feldman |
Membro da banca: | Tomaz, Renata Cristina de Oliveira |
Resumo: | As crianças nascidas após o surgimento das plataformas digitais de entretenimento são a primeira geração a vivenciar experiências amplamente mediadas por tecnologias digitais, que operam sob o escopo do capitalismo de vigilância. O amplo uso de TICs por uma parcela relevante da população infantil, desde os primeiros anos, conjuga-se com transformações sociais, especificidades e práticas das infâncias. Potencialmente, impacta sobre a sua leitura do mundo, pensamento e sociabilidade. Este trabalho contextualiza as experiências contemporâneas da infância como resultado de múltiplas determinações sócio-históricas e relaciona o fenômeno das telas aos processos de acumulação de capital. Propõe examinar o regime de curadoria da informação do YouTube, que influencia o que é produzido, oferecido e assistido por uma grande parcela do atual público infantil, e alcançar em que medida essa curadoria se relaciona com a experiência das crianças. O objetivo geral deste estudo é analisar, compreender e dissertar sobre as práticas de curadoria do YouTube para a audiência infantil e, assim, visualizar os possíveis impactos dessa forma de mediação da informação na formação e exercício da autonomia e liberdade do ser humano. Quanto aos métodos, baseia-se em pesquisa bibliográfica e documental, de natureza qualitativa e de finalidade exploratória e interpretativa, partindo da perspectiva do materialismo histórico interdisciplinar, proposto pela teoria crítica da informação, para a composição de um diagnóstico crítico. Analisa um conjunto de 19 documentos extraídos do portal do YouTube, categorizando suas políticas e atravessando os achados com as teorias propostas. Como resultados, apresenta leituras críticas do regime de curadoria da informação da plataforma, enquanto exercício de poder, na forma de políticas de conteúdo, pesquisa e recomendações. Delineia os processos pelos quais os conteúdos são ofertados, desde as orientações para produção até a atribuição de relevância, por critérios voltados ao alcance dos objetivos comerciais da empresa. Nas conclusões, retoma as questões da autonomia e liberdade e infere que as políticas da plataforma podem impactar no exercício do pensamento autônomo – já que a heteronomia e a despossessão figuram como fundamentos do serviço – e da liberdade – por interferir nos processos de formação da consciência de si. |
Abstract: | Children born after the emergence of digital entertainment platforms are the first generation to have largely digital technologies mediated experience, which operate under the scope of surveillance capitalism. The wide use of ICTs by a relevant portion of the child population, from the earliest years, is combined with social transformations, specificities and childhood practices. Potentially, it impacts their reading of the world, thinking and sociability. This work contextualizes contemporary childhood experiences as a result of multiple sociohistorical determinations and relates the phenomenon of screens to the processes of capital accumulation. It proposes to examine YouTube's information curation regime, which influences what is produced, offered and watched by a large portion of the current children's audience, and to reach to what extent this curation is related to the children experience. The general objective of this study is to analyze, understand and discuss YouTube curation practices for children and, in this way, visualize the possible impacts of this form of mediation of information on the formation and exercise of autonomy and freedom of the human being. As for the methods, it is based on bibliographic and documentary research, of a qualitative nature and with an exploratory and interpretive purpose, starting from the perspective of interdisciplinary historical materialism, proposed by the information critical theory, for the composition of a critical diagnosis. It analyzes a set of 19 documents extracted from the YouTube portal, categorizing its policies and crossing the findings with the proposed theories. As a result, it presents critical readings of the platform's information curation regime, as an exercise of power, in the form of content, research and recommendations policies. It outlines the processes by which the contents are offered, from the guidelines for production to the attribution of relevance, by criteria aimed at achieving the company's commercial objectives. In the conclusions, it takes up the issues of autonomy and freedom and infers that the platform's policies can impact the exercise of autonomous thinking - since heteronomy and dispossession figure as foundations of service - and freedom - by interfering in the processes of formation self consciousness. |
Palavras-chave: | Infância YouTube TICs Teoria crítica da informação Mediação da informação Capitalismo de vigilância Relevância Childhood ICTs Information critical theory Mediation of information Surveillance capitalism Relevance |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | IBICT-UFRJ |
Departamento: | Escola de Comunicação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI IBICT-UFRJ |
Citação: | AZEN, Márcia. A Infância Convergente: um estudo crítico do Regime de Curadoria da Informação para o público infantil no YouTube. Orientador: Prof. Dr. Arthur Coelho Bezerra. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1358 |
Data do documento: | 16-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ |
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