Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1359
Tipo: Dissertação
Título: A categoria Personalidade na teoria da classificação de Ranganathan: discussões epistemológicas a partir e além de Aristóteles
Autor(es): Barros, Stella Mello e
Primeiro orientador: Saldanha, Gustavo Silva
Membro da banca: Souza, Rosali Fernandez de
Membro da banca: Sales, Luana Farias
Membro da banca: Gracioso, Luciana de Souza
Membro da banca: Menezes, Vinícios Souza de
Resumo: Propõe investigar a aplicação do conceito Personalidade de Ranganathan na teoria da classificasiderando a herança categorial aristotélica e o conceito de informação. O objeto de estudo é o conceito de inefabilidade da Personalidade nas obras Prolegomena to Library Classification, Philosophy of Library Classification e Colon Classification. O objetivo é investigar os vínculos entre as categorias Personalidade de Ranganathan e substância de Aristóteles no tratamento temático da informação sob o olhar da virada pragmático-linguística da informação. As hipóteses são: com base nos vínculos entre as categorias, estes apontam para a relação fundamental (:) da teoria da classificação facetada com o conceito de informação greco-latino; é possível compreender a Personalidade pela corrente epistemológica da pragmática transcendental a partir do limite dos conceitos nos jogos de linguagem de Wittgenstein. Os métodos de coleta e análise utilizados são a revisão sistemática da literatura e a socioterminologia, a qual teve como produto documental a apresentação dos vínculos entre Aristóteles e Ranganathan à luz da teoria socioterminológica. Os corpora objetiva isolar o conceito de categoria em aforismos de Aristóteles e Ranganathan a partir dos critérios de seleção definição ou aplicação das categorias. A análise e discussão buscam relacionar as aplicações da Personalidade na categorização com o limite do conceito wittgensteiniano a partir da filologia da informação greco-latina. Discutimos: o silenciamento da memória nos gestos coloniais decorrentes da perpetuação da escolha por correntes de pensamento ocidentais de fundamentação dos sistemas de organização do conhecimento; as problematizações acerca do modelo padrão de estruturação da informação e do conhecimento fundamentado na lógica aristotélica; a apropriação dos fundamentos da filosofia da informação na consolidação histórico-epistemológica da teoria da classificação; os desdobramentos ético-epistêmicos do cruzamento da categorização aristotélico-ranganathiana com as questões epistemológicocrítico-filológicas da organização do conhecimento na pragmática dos estudos informacionais ranganathiano-wittgensteinianos; as dinâmicas entre o informo e o informis da informação na corrente de pensamento da tradição hindu que fundamenta epistemológicamente a estruturação da informação e do conhecimento na Colon Classification; um modelo de representação do conhecimento outro a partir das contribuições pragmático-filológicas à questão da mutação semântica com base na dinamicidade, alteridade e multiplicidade dos sentidos da informação no engendramento sistemático-colonado da abertura epistemológica na qual ocorre a tradução incessante do universo do conhecimento no meio social identificada como lastro na diferença do padrão de relacionamento entre as faceras de assunto nass configurações formais variantes dos objetos documentais na produção, percepção e usos do conhecimento. O ponto fulcral de convergência do fundamento pragmático no método categórico entre os pensamentos de Ranganathan e Wittgenstein identifica-se na condição de verdade do conceito aberto (informis) atrelado ao uso da linguagem. O método categórico de Ranganathan para a análise dos objetos se refere às configurações variantes dos objetos em sua articulação colonada distinta nos documentos a partir da definição e relação entre facetas (informo): entre si mesmas em uma sintaxe (μορφή e τύπος); entre o universo do conhecimento nas estantes (ἰδέα platônica); com o usuário particular e sua subjetividade (informis) e com a sociedade (είδος platônico).
Abstract: It proposes to investigate the application of Ranganathan's concept Personality in classification theory considering Aristotelian categorical heritage and the concept of information. The object of study is the concept of Personality's ineffability in the works Prolegomena to Library Classification, Philosophy of Library Classification and Colon Classification. The aim is to investigate the links between Ranganathan's Personality and Aristotle's Substance categories in the thematic treatment of information from the perspective of the pragmatic-linguistic information turn. The hypotheses are: based on the links between the categories, these point to the fundamental relationship (:) of faceted classification theory with the greco-latin concept of information; it is possible to understand Personality from the epistemological stream of transcendental pragmatics based on the limit of concepts in Wittgenstein's language games. The collection and analysis used methods are systematic literature review and socioterminology, which had as its documentary product the presentation of the links between Aristotle and Ranganathan in the light of socioterminological theory. The corpora aim to isolate the concept of category in aphorisms of Aristotle and Ranganathan from the selection criteria definition or application of categories. The analysis and discussion seek to relate the applications of Personality in categorization with the limit of the Wittgensteinian concept based on greco-latin information philology. We discuss: the silencing of memory in colonial gestures stemming out of the perpetuation of the choice by western lines of thought to fundamentalize knowledge organization systems; the problematizations about the standard model of information and knowledge structuralization based on Aristotelian logic; the appropriation of the foundations of information philosophy in the historical-epistemological consolidation of classification theory; the ethical-epistemic unfoldings of the intersection of Aristotelian-Ranganathian categorization with epistemological-critical-philological issues of knowledge organization in the pragmatics of Ranganathian-Wittgensteinian informational studies; the dynamics between the informo and informis of information in the doctrine of thought of the Hindu tradition that epistemologically grounds the structuring of information and knowledge in the Colon Classification; a model of knowledge representation based on pragmatic-philological contributions to the question of semantic mutation based on the dynamics, alterity and multiplicity of the meanings of information in the systematic-colonized engendering of the epistemological opening in which occurs the incessant translation of the universe of knowledge in the social environment identified as ballast in the difference of the relationship pattern between the facets of subject in the varying formal configurations of documentary objects in knowledge production, perception and uses. Ranganathan's categorical method for object analysis refers to the variant configurations of objects in their distinctive colonized articulation in documents from the definition and relationship between facets (informis): with each other in a syntax (μορφή and τύπος); with the universe of knowledge on the bookshelves (platonic ἰδέα); with the particular user and his subjectivity (informis) and with society (platonic είδος).
Palavras-chave: Filosofia da Informação
Filologia da informação
Categorias fundamentais
Organização do conhecimento
Teoria da classificação facetada
Information philosophy
Information philology
Fundamental categories
Knowledge organization
Faceted classification theory
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: IBICT-UFRJ
Departamento: Escola de Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI IBICT-UFRJ
Citação: BARROS, Stella Mello e. A categoria Personalidade na teoria da classificação de Ranganathan: discussões epistemológicas a partir e além de Aristóteles. Orientador: Prof. Dr. Gustavo Silva Saldanha. 2022. 649 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1359
Data do documento: 8-Dez-2022
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Stella Mello e Barros Dissertacao 2022 PPGCI IBICT-UFRJ.pdf4,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais