Please use this identifier to cite or link to this item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1281
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Materiais multimídia depositados no ARES: insights para o fortalecimento do trabalho em rede
Other Titles: Multimedia Materials Deposited in ares: insights for strengthenining network collaboration
metadata.dc.creator: Campos, Fhillipe de Freitas
Sousa, Juliana Araujo Gomes de
Assis, Tainá Batista de
Lemos, Alysson Feliciano
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa tem como objetivo apresentar o padrão de metadados e a utilização dos materiais multimídia depositados no Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) pelas instituições que compõem a Rede UNA-SUS. O estudo segue uma abordagem metodológica exploratória, baseada em pesquisa bibliográfica e levantamento de dados. O corpus da pesquisa incluiu todos os registros de materiais multimídia no ARES, totalizando 1.013 recursos na data em que os dados foram coletados. Os resultados indicam que o ARES oferece uma arquitetura informacional de fácil compreensão e acesso, além de um extenso padrão de metadados para a descrição dos materiais, embora uma parte considerável deles seja de preenchimento opcional. Os dados sugerem a necessidade de revisão do padrão de metadados, uma vez que alguns metadados configurados para descrever os materiais multimídia são pouco utilizados. Apesar desse aspecto, é importante ressaltar a ampla utilização dos recursos disponíveis no ARES, alcançando usuários em diversas partes do mundo. Essa disseminação dos materiais reforça a relevância do repositório como fonte de conhecimento e suporte à formação profissional e acadêmica na área da saúde. Ressalta-se a importância de uma arquitetura informacional eficiente e de um padrão de metadados adequado para garantir a acessibilidade e a descrição precisa dos materiais no ARES. A pesquisa contribui para o aprimoramento do gerenciamento e organização dos materiais multimídia no ARES, fornecendo insights para a otimização da estrutura informacional e aperfeiçoamento dos metadados utilizados.
Abstract: The research aims to present the metadata standard and utilization of multimedia materials deposited in the Health Educational Resources Collection (ARES) by institutions within the UNA-SUS Network. Thestudy follows an exploratory methodological approach based on literature research and data collection. The research corpus included all records of multimedia materials in ARES, totaling 1,013 resources on the date when the data was collected. The results indicate that ARES provides an easily understandable and accessible informational architecture, along with an extensive metadata standard for material description, although a considerable portion of them is optional to fill out. The data suggests the need for a review of the metadata standard, as some metadata set to describe multimedia materials are seldom used. Despite this aspect, it is essential to highlight the widespread use of resources available in ARES, reaching users from various parts of the world. This dissemination of materials reinforces the repository's relevance as a source of knowledge and support for professional and academic training in the health field. The importance of an efficient informational architecture and an appropriate metadata standard is emphasized to ensure accessibility and accurate description of materials in ARES. The research contributes to the improvement of multimedia material management and organization in ARES, providing insights for optimizing the informational structure and enhancing the used metadata.
Keywords: Repositório digital
Repositório temático
ARES
Recursos educacionais
Recursos educacionais abertos
Acesso Aberto
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Oswaldo Cruz Foundation
metadata.dc.publisher.initials: Fiocruz
Citation: CAMPOS, F. F.; SOUSA, J. A. G.; ASSIS, T. B.; LEMOS, A. F. Materiais multimídia depositados no ares: insights para o fortalecimento do trabalho em rede. ReTER: Revista Tecnologias Educacionais em Rede, Santa Maria, v. 4, n. 1, p. e18/1–22, 2023. DOI: 10.5902/2675995084533. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/84533. Acesso em: 16 jan. 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5902/2675995084533
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1281
Issue Date: 23-Oct-2023
Appears in Collections:Artigos em Revistas publicadas no Brasil



This item is protected by original copyright