Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1319
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Jamille Abreu Passalini de-
dc.date.accessioned2024-06-20T20:59:39Z-
dc.date.available2024-06-20T20:59:39Z-
dc.date.issued2021-06-21-
dc.identifier.citationSOUSA, Jamille Abreu Passalini de. Perspectivas de Aprendizagem Organizacional em Repositórios Institucionais: Possibilidades exploradas pelo ARCA. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/1319-
dc.description.abstractThis study aims to identify the elements of Organizational Learning in Institutional Repositories from the activities of knowledge sharing and preservation of Institutional Memory performed by the Institutional Repository ARCA. The work uses the assumptions of Knowledge Management to analyze the informational and organizational context where the Institutional Repositories are kept. It explores the possible correlations between the theme of memory and knowledge sharing under the umbrella of Knowledge Management, gathered in the stages of knowledge retention and socialization. It explores Organizational Learning activities based on the five disciplines proposed by Peter Senge. The result shows that Institutional Repositories can contribute to Organizational Learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Priscila Cervo (priscilacervo@ibict.br) on 2024-06-20T20:59:39Z No. of bitstreams: 1 Jamille Abreu Passalini de Sousa Dissertacao 2021.pdf: 1456592 bytes, checksum: dd8eaefec8125ec829908ecd6bf68294 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-20T20:59:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jamille Abreu Passalini de Sousa Dissertacao 2021.pdf: 1456592 bytes, checksum: dd8eaefec8125ec829908ecd6bf68294 (MD5) Previous issue date: 2021-06-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Universidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepositório Institucionalpt_BR
dc.subjectAprendizagem Organizacionalpt_BR
dc.subjectGestão do Conhecimentopt_BR
dc.subjectInstitutional Repositoriespt_BR
dc.subjectOrganizational Learningpt_BR
dc.subjectKnowledge Managementpt_BR
dc.titlePerspectivas de Aprendizagem Organizacional em Repositórios Institucionais: Possibilidades exploradas pelo ARCApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6881304815178381pt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Marcos do Couto Bezerra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3565629573688410pt_BR
dc.contributor.referee1Freire, Gustavo Henrique de Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5458344734085444pt_BR
dc.contributor.referee2Cianconi, Regina de Barros-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo identificar os elementos de Aprendizagem Organizacional em Repositórios Institucionais a partir das atividades de compartilhamento do conhecimento e preservação da Memória Institucional desempenhadas pelo Repositório Institucional ARCA. O trabalho utiliza os pressupostos da Gestão do Conhecimento para analisar o contexto informacional e organizacional onde os Repositórios Institucionais são mantidos. Explora as correlações possíveis entre a temática da memória e do compartilhamento do conhecimento sob a égide da Gestão do Conhecimento, reunidas nas etapas de retenção e socialização do conhecimento. Explora as atividades de Aprendizagem Organizacional a partir das cinco disciplinas propostas por Peter Senge. O resultado demonstra que os Repositórios Institucionais podem contribuir para a Aprendizagem Organizacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI IBICT-UFRJpt_BR
dc.publisher.initialsIBICT-UFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jamille Abreu Passalini de Sousa Dissertacao 2021.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais