Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1319
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | Perspectivas de Aprendizagem Organizacional em Repositórios Institucionais: Possibilidades exploradas pelo ARCA |
metadata.dc.creator: | Sousa, Jamille Abreu Passalini de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Cavalcanti, Marcos do Couto Bezerra |
metadata.dc.contributor.referee1: | Freire, Gustavo Henrique de Araújo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cianconi, Regina de Barros |
metadata.dc.description.resumo: | Este estudo tem como objetivo identificar os elementos de Aprendizagem Organizacional em Repositórios Institucionais a partir das atividades de compartilhamento do conhecimento e preservação da Memória Institucional desempenhadas pelo Repositório Institucional ARCA. O trabalho utiliza os pressupostos da Gestão do Conhecimento para analisar o contexto informacional e organizacional onde os Repositórios Institucionais são mantidos. Explora as correlações possíveis entre a temática da memória e do compartilhamento do conhecimento sob a égide da Gestão do Conhecimento, reunidas nas etapas de retenção e socialização do conhecimento. Explora as atividades de Aprendizagem Organizacional a partir das cinco disciplinas propostas por Peter Senge. O resultado demonstra que os Repositórios Institucionais podem contribuir para a Aprendizagem Organizacional. |
Resumen : | This study aims to identify the elements of Organizational Learning in Institutional Repositories from the activities of knowledge sharing and preservation of Institutional Memory performed by the Institutional Repository ARCA. The work uses the assumptions of Knowledge Management to analyze the informational and organizational context where the Institutional Repositories are kept. It explores the possible correlations between the theme of memory and knowledge sharing under the umbrella of Knowledge Management, gathered in the stages of knowledge retention and socialization. It explores Organizational Learning activities based on the five disciplines proposed by Peter Senge. The result shows that Institutional Repositories can contribute to Organizational Learning. |
Palabras clave : | Repositório Institucional Aprendizagem Organizacional Gestão do Conhecimento Institutional Repositories Organizational Learning Knowledge Management |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro |
metadata.dc.publisher.initials: | IBICT-UFRJ |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Comunicação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI IBICT-UFRJ |
Citación : | SOUSA, Jamille Abreu Passalini de. Perspectivas de Aprendizagem Organizacional em Repositórios Institucionais: Possibilidades exploradas pelo ARCA. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2021. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1319 |
Fecha de publicación : | 21-jun-2021 |
Aparece en las colecciones: | Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jamille Abreu Passalini de Sousa Dissertacao 2021.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |