Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1319
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Perspectivas de Aprendizagem Organizacional em Repositórios Institucionais: Possibilidades exploradas pelo ARCA
metadata.dc.creator: Sousa, Jamille Abreu Passalini de
metadata.dc.contributor.advisor1: Cavalcanti, Marcos do Couto Bezerra
metadata.dc.contributor.referee1: Freire, Gustavo Henrique de Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Cianconi, Regina de Barros
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem como objetivo identificar os elementos de Aprendizagem Organizacional em Repositórios Institucionais a partir das atividades de compartilhamento do conhecimento e preservação da Memória Institucional desempenhadas pelo Repositório Institucional ARCA. O trabalho utiliza os pressupostos da Gestão do Conhecimento para analisar o contexto informacional e organizacional onde os Repositórios Institucionais são mantidos. Explora as correlações possíveis entre a temática da memória e do compartilhamento do conhecimento sob a égide da Gestão do Conhecimento, reunidas nas etapas de retenção e socialização do conhecimento. Explora as atividades de Aprendizagem Organizacional a partir das cinco disciplinas propostas por Peter Senge. O resultado demonstra que os Repositórios Institucionais podem contribuir para a Aprendizagem Organizacional.
Resumen : This study aims to identify the elements of Organizational Learning in Institutional Repositories from the activities of knowledge sharing and preservation of Institutional Memory performed by the Institutional Repository ARCA. The work uses the assumptions of Knowledge Management to analyze the informational and organizational context where the Institutional Repositories are kept. It explores the possible correlations between the theme of memory and knowledge sharing under the umbrella of Knowledge Management, gathered in the stages of knowledge retention and socialization. It explores Organizational Learning activities based on the five disciplines proposed by Peter Senge. The result shows that Institutional Repositories can contribute to Organizational Learning.
Palabras clave : Repositório Institucional
Aprendizagem Organizacional
Gestão do Conhecimento
Institutional Repositories
Organizational Learning
Knowledge Management
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: IBICT-UFRJ
metadata.dc.publisher.department: Escola de Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI IBICT-UFRJ
Citación : SOUSA, Jamille Abreu Passalini de. Perspectivas de Aprendizagem Organizacional em Repositórios Institucionais: Possibilidades exploradas pelo ARCA. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1319
Fecha de publicación : 21-jun-2021
Aparece en las colecciones: Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Jamille Abreu Passalini de Sousa Dissertacao 2021.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original