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Tipo: Tese
Título: Mediação da Informação para inclusão social em bibliotecas públicas: experiências nas cidades de São Paulo e Jacareí
Autor(es): Borges, Luís Claudio
Primeiro orientador: Olinto, Gilda
Membro da banca: Albagli, Sarita
Membro da banca: Príncipe, Eloísa da Conceição
Membro da banca: Elias Junior , Alberto Calil
Membro da banca: Medeiros , Ana Lígia Silva
Membro da banca: Pereira , Patricia Mallmann Souto
Resumo: Aborda o tema da mediação para inclusão social em bibliotecas públicas, tendo como objetivo analisar as práticas de mediação da informação desenvolvidas por bibliotecas que se destacam por esse tipo de atividade. Busca identificar e analisar se, e de que modo, as práticas de mediação contribuem para a inclusão social de seus usuários e da sua comunidade. Para orientar o estudo empírico, nas seções teóricas desta tese, o tema inicialmente abordado é o da própria mediação, tanto pelos aspectos gerais do uso do termo na literatura, quanto pelas suas diversas acepções e aplicações na ciência da informação, envolvendo, entre outros aspectos, a mediação da leitura, a mediação no desenvolvimento da competência em informação e das relações com a comunidade; outra temática considerada na parte teórica é a da informação para a inclusão social, com abordagens que focalizam a necessidade de se levar em consideração o contexto social e político das ações da informação, assim como de atitude crítica diante das práticas de inclusão para que sejam garantidos o uso e a apropriação efetiva da informação; a parte teórica é finalizada buscando caracterizar como o tema da inclusão social tem se destacado na missão e nas ações de mediação das bibliotecas, dos bibliotecários e demais profissionais do setor. O campo da pesquisa empírica foi constituído por três bibliotecas públicas paulistas, a saber: Biblioteca de São Paulo e Biblioteca Parque Villa-Lobos, em São Paulo, e Biblioteca Municipal Macedo Soares, em Jacareí. A investigação possui metodologia qualitativa, com utilização de pesquisa documental e observação como técnicas de coleta de dados, aplicadas com foco na identificação e na caracterização das práticas de mediação da informação das bibliotecas públicas pesquisadas. A análise documental realizada possibilitou a compreensão das práticas de mediação da informação para inclusão social como tarefa valorizada e assumida nos programas, recursos e ações dessas bibliotecas. As observações possibilitaram o acompanhamento presencial da realização destas práticas de mediação inclusivas. Como resultados e discussão, apresenta uma caracterização destas práticas mediadoras inclusivas desenvolvidas nas três bibliotecas, com análise dos principais programas de leitura, atividades voltadas para a competência em informação e para fomentar as relações biblioteca-comunidade. Conclui que as três experiências analisadas têm diversas iniciativas de mediação da informação para inclusão social cujos trabalhos aqui destacados podem inspirar melhores práticas e contêm sugestões de aplicação para as redes de bibliotecas públicas do país.
Abstract: The theme of this doctoral thesis is the use of information mediation for social inclusion in public libraries. Its objective is to identify and analyze information mediation practices utilized in libraries that have been considered as “best practices” in the field. We propose to identify and analyze if, and with what means, information mediation practices utilized contribute to social inclusion of library users and library communities. To guide the empirical study, the theoretical chapters of this thesis, consider, initially, the concept of mediation: the use of the term in the literature and the different meanings with which it is applied in empirical studies in the information science field. Reading mediation, mediation for the development of information literacy and mediation for the development of community relations are some of information mediation aspects approached here. Another theme developed in the theoretical part of this thesis is information for social inclusion, especially the literature that emphasize the necessity of considering the social and political context of any information mediation action aimed at social inclusion, as well as the adoption of a critical perspective. These approaches will contribute to the effective appropriation of information by users and communities. The last theoretical chapter tries to characterize how social inclusion have been increasingly considered in the definition of library mission and practices, including in the mediation activities of librarians and other library professionals. The research field of the empirical research was constituted of three public libraries in the State of São Paulo, in Brazil: Biblioteca de São Paulo and Biblioteca Parque Villa-Lobos, in the city of São Paulo, and Biblioteca Municipal Macedo Soares, in the city of Jacareí. Qualitative methods were applied in the study: documentary research and observation. The documentary analysis was aimed at identifying programs, resources and activities in these libraries that have social inclusion purposes. Observation was intended to personally accompany the execution of inclusive mediation practices. The results obtained from the empirical study allowed a categorization of inclusive mediation practices in these libraries. The main conclusions of this study are that these three libraries show several types of mediation practices, as reading mediation and promotion of library-community relation, that in fact seem to contribute to social inclusion with the use of information resources. These examples can be considered as “best practices”, which contain suggestions that could be replicated by other libraries that are part of the Brazilian public library network.
Palavras-chave: Mediação da informação
Informação para inclusão social
Inclusão social em bibliotecas públicas
Bibliotecas públicas paulistas
Competência em informação
Biblioteca e comunidade
Ciência da Informação
Information mediation
Information for social inclusion
Social inclusion in public libraries
Brazilian public libraries
Information literacy
Library-community relations
Information Science
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: IBICT-UFRJ
Departamento: Escola de Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI IBICT-UFRJ
Citação: BORGES, Luís Cláudio. Mediação da informação para inclusão social em bibliotecas públicas: experiências nas cidades de São Paulo e Jacareí. Orientadora: Profa. Dra. Gilda Olinto de Oliveira. 2021. 226 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1336
Data do documento: 15-Mar-2021
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

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