Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1348
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Patrick Dourado-
dc.date.accessioned2025-01-17T14:38:50Z-
dc.date.available2021-05-13-
dc.date.available2025-01-17T14:38:50Z-
dc.date.issued2021-05-13-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Patrick Dourado. Saúde mental em jogo: Serious Games e suas potencialidades no auxílio à depressão. Orientador: Prof. Dr. Ricardo Medeiros Pimenta. 2021. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/1348-
dc.description.abstractThis thesis aimed to carry out a research on the theme of Serious Games and its potential in helping depression, based on a literature review and a critical reflection on the role of video games in society, in addition to the theoretical and methodological discussion of a category of digital games called “Serious Games”, generally aimed at raising awareness and possible therapeutic assistance, both for individuals who have depression and for people who live with them. We performed a systematic literature review to verify the studies in the area, and analyzed a game developed specifically for this purpose, called SPARX. It was noticed that Serious Games had a certain prominence during a certain period. But when we analyze them applied on depression, it was noticed that they need greater understanding and interdisciplinary so that the development is carried out in a way to positively influence people who have such disease.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Priscila Cervo (priscilacervo@ibict.br) on 2025-01-17T14:38:50Z No. of bitstreams: 1 Patrick Dourado Ribeiro Tese 2021 PPGCI IBICT-UFRJ.pdf: 3379838 bytes, checksum: 855e2f4b50a2e196461e6df5be17b869 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-17T14:38:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Patrick Dourado Ribeiro Tese 2021 PPGCI IBICT-UFRJ.pdf: 3379838 bytes, checksum: 855e2f4b50a2e196461e6df5be17b869 (MD5) Previous issue date: 2021-05-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Universidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVideogamespt_BR
dc.subjectSerious Gamespt_BR
dc.subjectDepressãopt_BR
dc.subjectDepressionpt_BR
dc.subjectSaúde Mentalpt_BR
dc.subjectMental Healthpt_BR
dc.titleSaúde mental em jogo: Serious Games e suas potencialidades no auxílio à depressãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7922358774319531pt_BR
dc.contributor.advisor1Pimenta, Ricardo Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0416440515458304pt_BR
dc.contributor.referee1Fornazin, Marcelo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0396928965160154pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Rosali Fernandez de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1722582102636346pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Aline Conceição Job da-
dc.contributor.referee4Assis, João Marcus Figueiredo-
dc.description.resumoEsta tese teve como objetivo a realização de uma pesquisa sobre a temática dos Serious Games e suas potencialidades no auxílio à depressão, a partir de uma revisão de literatura e de uma reflexão crítica sobre o papel dos videogames na sociedade, além da discussão teóricometodológica de uma categoria de jogos denominados “Serious Games”, geralmente voltados à conscientização e possível auxílio terapêutico, tanto à indivíduos que possuem tal transtorno quanto para pessoas que convivem com os mesmos. Realizamos uma revisão Sistemática de Literatura para verificar os estudos da área, além da análise de um jogo desenvolvido especificamente para esse fim, denominado SPARX. Percebeu-se que os Serious Games tiveram determinado destaque durante um período, porém quando voltados para a depressão, necessitam de maior compreensão e interdisciplinaridade para que o desenvolvimento seja realizado de forma a influenciar positivamente pessoas que possuam depressão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI IBICT-UFRJpt_BR
dc.publisher.initialsIBICT-UFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
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