Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1348
metadata.dc.type: | Tese |
Title: | Saúde mental em jogo: Serious Games e suas potencialidades no auxílio à depressão |
metadata.dc.creator: | Ribeiro, Patrick Dourado |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Pimenta, Ricardo Medeiros |
metadata.dc.contributor.referee1: | Fornazin, Marcelo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Rosali Fernandez de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Silva, Aline Conceição Job da |
metadata.dc.contributor.referee4: | Assis, João Marcus Figueiredo |
metadata.dc.description.resumo: | Esta tese teve como objetivo a realização de uma pesquisa sobre a temática dos Serious Games e suas potencialidades no auxílio à depressão, a partir de uma revisão de literatura e de uma reflexão crítica sobre o papel dos videogames na sociedade, além da discussão teóricometodológica de uma categoria de jogos denominados “Serious Games”, geralmente voltados à conscientização e possível auxílio terapêutico, tanto à indivíduos que possuem tal transtorno quanto para pessoas que convivem com os mesmos. Realizamos uma revisão Sistemática de Literatura para verificar os estudos da área, além da análise de um jogo desenvolvido especificamente para esse fim, denominado SPARX. Percebeu-se que os Serious Games tiveram determinado destaque durante um período, porém quando voltados para a depressão, necessitam de maior compreensão e interdisciplinaridade para que o desenvolvimento seja realizado de forma a influenciar positivamente pessoas que possuam depressão. |
Abstract: | This thesis aimed to carry out a research on the theme of Serious Games and its potential in helping depression, based on a literature review and a critical reflection on the role of video games in society, in addition to the theoretical and methodological discussion of a category of digital games called “Serious Games”, generally aimed at raising awareness and possible therapeutic assistance, both for individuals who have depression and for people who live with them. We performed a systematic literature review to verify the studies in the area, and analyzed a game developed specifically for this purpose, called SPARX. It was noticed that Serious Games had a certain prominence during a certain period. But when we analyze them applied on depression, it was noticed that they need greater understanding and interdisciplinary so that the development is carried out in a way to positively influence people who have such disease. |
Keywords: | Videogames Serious Games Depressão Depression Saúde Mental Mental Health |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro |
metadata.dc.publisher.initials: | IBICT-UFRJ |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Comunicação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI IBICT-UFRJ |
Citation: | RIBEIRO, Patrick Dourado. Saúde mental em jogo: Serious Games e suas potencialidades no auxílio à depressão. Orientador: Prof. Dr. Ricardo Medeiros Pimenta. 2021. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2021. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1348 |
Issue Date: | 13-May-2021 |
Appears in Collections: | Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Patrick Dourado Ribeiro Tese 2021 PPGCI IBICT-UFRJ.pdf | 3,3 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is protected by original copyright |