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metadata.dc.type: Tese
Title: Saúde mental em jogo: Serious Games e suas potencialidades no auxílio à depressão
metadata.dc.creator: Ribeiro, Patrick Dourado
metadata.dc.contributor.advisor1: Pimenta, Ricardo Medeiros
metadata.dc.contributor.referee1: Fornazin, Marcelo
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Rosali Fernandez de
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Aline Conceição Job da
metadata.dc.contributor.referee4: Assis, João Marcus Figueiredo
metadata.dc.description.resumo: Esta tese teve como objetivo a realização de uma pesquisa sobre a temática dos Serious Games e suas potencialidades no auxílio à depressão, a partir de uma revisão de literatura e de uma reflexão crítica sobre o papel dos videogames na sociedade, além da discussão teóricometodológica de uma categoria de jogos denominados “Serious Games”, geralmente voltados à conscientização e possível auxílio terapêutico, tanto à indivíduos que possuem tal transtorno quanto para pessoas que convivem com os mesmos. Realizamos uma revisão Sistemática de Literatura para verificar os estudos da área, além da análise de um jogo desenvolvido especificamente para esse fim, denominado SPARX. Percebeu-se que os Serious Games tiveram determinado destaque durante um período, porém quando voltados para a depressão, necessitam de maior compreensão e interdisciplinaridade para que o desenvolvimento seja realizado de forma a influenciar positivamente pessoas que possuam depressão.
Abstract: This thesis aimed to carry out a research on the theme of Serious Games and its potential in helping depression, based on a literature review and a critical reflection on the role of video games in society, in addition to the theoretical and methodological discussion of a category of digital games called “Serious Games”, generally aimed at raising awareness and possible therapeutic assistance, both for individuals who have depression and for people who live with them. We performed a systematic literature review to verify the studies in the area, and analyzed a game developed specifically for this purpose, called SPARX. It was noticed that Serious Games had a certain prominence during a certain period. But when we analyze them applied on depression, it was noticed that they need greater understanding and interdisciplinary so that the development is carried out in a way to positively influence people who have such disease.
Keywords: Videogames
Serious Games
Depressão
Depression
Saúde Mental
Mental Health
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: IBICT-UFRJ
metadata.dc.publisher.department: Escola de Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI IBICT-UFRJ
Citation: RIBEIRO, Patrick Dourado. Saúde mental em jogo: Serious Games e suas potencialidades no auxílio à depressão. Orientador: Prof. Dr. Ricardo Medeiros Pimenta. 2021. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1348
Issue Date: 13-May-2021
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