Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1352
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Decourt, Beatriz Aparecida Boselli | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-20T21:22:39Z | - |
dc.date.available | 2022-02-24 | - |
dc.date.available | 2025-01-20T21:22:39Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-24 | - |
dc.identifier.citation | DECOURT, Beatriz Aparecida Boselli. Ciência da Informação e Educação: desenvolvimento de meta-estrutura em base de Taxonomia de Objetivos Educacionais. Orientador: Prof. Dr. Jorge Calmon de Almeida Biolchini. 2022. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1352 | - |
dc.description.abstract | The creation of a meta-structure that includes the elements of Bloom's Taxonomy of Educational Objectives in information retrieval has the potential to promote, encourage and democratize access to educational resources, facilitating the construction of knowledge, guiding educators regarding skills to be developed in the different stages of the teaching-learning process. The mains objective is to create a meta-structure for an informational environment, based on the Dublin Core metadata standard, that meets the specific demands of education professionals, regarding the dissemination of educational resources using the knowledge of Bloom's Taxonomy of Educational Objectives. Methodology: This is a qualitative research, applied, descriptive and application, which aims to generate knowledge of practical application to a problem and the procedures adopted are bibliographic and experimental. The procedures contemplated the literature review carried out from the analysis of scientific works published on the themes of Information Science, Education, Communication and Computer Science. A survey was carried out on initiatives that address system structures, educational repositories and collaborative platforms. It was concluded that the research results prove the hypothesis insofar as the search possibilities were significantly expanded and promote a more accurate result in the retrieval of information from educational resources. The mapping of national repositories of educational resources to identify the structure models used showed the need to provide a more detailed search that would enrich the retrieval of information for professionals linked to the teaching-learning process. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Priscila Cervo (priscilacervo@ibict.br) on 2025-01-20T21:22:37Z No. of bitstreams: 1 Beatriz Aparecida Boselli Decourt Tese 2022 PPGCI IBICT-UFRJ.pdf: 7305897 bytes, checksum: 43df4ba42e993c699a5252f5e9d3f511 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-01-20T21:22:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Beatriz Aparecida Boselli Decourt Tese 2022 PPGCI IBICT-UFRJ.pdf: 7305897 bytes, checksum: 43df4ba42e993c699a5252f5e9d3f511 (MD5) Previous issue date: 2022-02-24 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Organização do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Taxonomia de Objetivos Educacionais de Bloom | pt_BR |
dc.subject | Busca e recuperação da informação | pt_BR |
dc.subject | Recursos educacionais | pt_BR |
dc.subject | Knowledge organization | pt_BR |
dc.subject | Bloom's Taxonomy of Educational Goals | pt_BR |
dc.subject | Search and retrieval of information | pt_BR |
dc.subject | Educational resources | pt_BR |
dc.title | Ciência da Informação e Educação: desenvolvimento de meta-estrutura em base de Taxonomia de Objetivos Educacionais | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9061538462176451 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Biolchini, Jorge Calmon de Almeida | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1287998611558420 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Rosali Fernandez de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1722582102636346 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Príncipe, Eloísa da Conceição | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4433049915911546 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Miranda, Marcos Luiz Cavalcanti de | - |
dc.contributor.referee4 | Weitzel, Simone da Rocha | - |
dc.description.resumo | A criação de uma meta-estrutura que acolha os elementos da Taxonomia de Objetivos Educacionais de Bloom na recuperação de informações possui potencial para promover, incentivar e democratizar o acesso aos recursos educacionais, facilitando a construção do conhecimento, norteando os educadores quanto às habilidades a serem desenvolvidas nas diferentes etapas do processo de ensino-aprendizagem. O objetivo principal é criar uma meta-estrutura para ambiente informacional, com base no padrão de metadados Dublin Core, que atenda às demandas específicas de profissionais da educação, no que tange a disseminação de recursos educacionais utilizando o conhecimento da Taxonomia de Objetivos Educacionais de Bloom. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo aplicado, descritivo e aplicativo, que tem o objetivo de gerar conhecimento de aplicação prática para um problema e os procedimentos adotados são os bibliográficos e experimentais. Os procedimentos contemplaram a revisão de literatura realizada a partir de análise de trabalhos científicos divulgados sobre as temáticas da Ciência da Informação, Educação, Comunicação e Ciência da Computação. Foi feito um levantamento, sobre as iniciativas que abordam estruturas de sistemas, repositórios educacionais e plataformas colaborativas. Concluiu-se que os resultados da pesquisa comprovam a hipótese na medida em que as possibilidades de busca foram significativamente ampliadas e promovem um resultado mais preciso na recuperação da informação de recursos educacionais. O mapeamento de repositórios nacionais de recursos educacionais para identificação de modelos de estrutura utilizados mostrou a necessidade de prover uma busca mais detalhada que enriqueceria a recuperação de informação para os profissionais vinculados ao processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI IBICT-UFRJ | pt_BR |
dc.publisher.initials | IBICT-UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Beatriz Aparecida Boselli Decourt Tese 2022 PPGCI IBICT-UFRJ.pdf | 7,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |