Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1352
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDecourt, Beatriz Aparecida Boselli-
dc.date.accessioned2025-01-20T21:22:39Z-
dc.date.available2022-02-24-
dc.date.available2025-01-20T21:22:39Z-
dc.date.issued2022-02-24-
dc.identifier.citationDECOURT, Beatriz Aparecida Boselli. Ciência da Informação e Educação: desenvolvimento de meta-estrutura em base de Taxonomia de Objetivos Educacionais. Orientador: Prof. Dr. Jorge Calmon de Almeida Biolchini. 2022. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/1352-
dc.description.abstractThe creation of a meta-structure that includes the elements of Bloom's Taxonomy of Educational Objectives in information retrieval has the potential to promote, encourage and democratize access to educational resources, facilitating the construction of knowledge, guiding educators regarding skills to be developed in the different stages of the teaching-learning process. The mains objective is to create a meta-structure for an informational environment, based on the Dublin Core metadata standard, that meets the specific demands of education professionals, regarding the dissemination of educational resources using the knowledge of Bloom's Taxonomy of Educational Objectives. Methodology: This is a qualitative research, applied, descriptive and application, which aims to generate knowledge of practical application to a problem and the procedures adopted are bibliographic and experimental. The procedures contemplated the literature review carried out from the analysis of scientific works published on the themes of Information Science, Education, Communication and Computer Science. A survey was carried out on initiatives that address system structures, educational repositories and collaborative platforms. It was concluded that the research results prove the hypothesis insofar as the search possibilities were significantly expanded and promote a more accurate result in the retrieval of information from educational resources. The mapping of national repositories of educational resources to identify the structure models used showed the need to provide a more detailed search that would enrich the retrieval of information for professionals linked to the teaching-learning process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Priscila Cervo (priscilacervo@ibict.br) on 2025-01-20T21:22:37Z No. of bitstreams: 1 Beatriz Aparecida Boselli Decourt Tese 2022 PPGCI IBICT-UFRJ.pdf: 7305897 bytes, checksum: 43df4ba42e993c699a5252f5e9d3f511 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-20T21:22:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Beatriz Aparecida Boselli Decourt Tese 2022 PPGCI IBICT-UFRJ.pdf: 7305897 bytes, checksum: 43df4ba42e993c699a5252f5e9d3f511 (MD5) Previous issue date: 2022-02-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Universidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrganização do conhecimentopt_BR
dc.subjectTaxonomia de Objetivos Educacionais de Bloompt_BR
dc.subjectBusca e recuperação da informaçãopt_BR
dc.subjectRecursos educacionaispt_BR
dc.subjectKnowledge organizationpt_BR
dc.subjectBloom's Taxonomy of Educational Goalspt_BR
dc.subjectSearch and retrieval of informationpt_BR
dc.subjectEducational resourcespt_BR
dc.titleCiência da Informação e Educação: desenvolvimento de meta-estrutura em base de Taxonomia de Objetivos Educacionaispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9061538462176451pt_BR
dc.contributor.advisor1Biolchini, Jorge Calmon de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1287998611558420pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Rosali Fernandez de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1722582102636346pt_BR
dc.contributor.referee2Príncipe, Eloísa da Conceição-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4433049915911546pt_BR
dc.contributor.referee3Miranda, Marcos Luiz Cavalcanti de-
dc.contributor.referee4Weitzel, Simone da Rocha-
dc.description.resumoA criação de uma meta-estrutura que acolha os elementos da Taxonomia de Objetivos Educacionais de Bloom na recuperação de informações possui potencial para promover, incentivar e democratizar o acesso aos recursos educacionais, facilitando a construção do conhecimento, norteando os educadores quanto às habilidades a serem desenvolvidas nas diferentes etapas do processo de ensino-aprendizagem. O objetivo principal é criar uma meta-estrutura para ambiente informacional, com base no padrão de metadados Dublin Core, que atenda às demandas específicas de profissionais da educação, no que tange a disseminação de recursos educacionais utilizando o conhecimento da Taxonomia de Objetivos Educacionais de Bloom. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo aplicado, descritivo e aplicativo, que tem o objetivo de gerar conhecimento de aplicação prática para um problema e os procedimentos adotados são os bibliográficos e experimentais. Os procedimentos contemplaram a revisão de literatura realizada a partir de análise de trabalhos científicos divulgados sobre as temáticas da Ciência da Informação, Educação, Comunicação e Ciência da Computação. Foi feito um levantamento, sobre as iniciativas que abordam estruturas de sistemas, repositórios educacionais e plataformas colaborativas. Concluiu-se que os resultados da pesquisa comprovam a hipótese na medida em que as possibilidades de busca foram significativamente ampliadas e promovem um resultado mais preciso na recuperação da informação de recursos educacionais. O mapeamento de repositórios nacionais de recursos educacionais para identificação de modelos de estrutura utilizados mostrou a necessidade de prover uma busca mais detalhada que enriqueceria a recuperação de informação para os profissionais vinculados ao processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI IBICT-UFRJpt_BR
dc.publisher.initialsIBICT-UFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Beatriz Aparecida Boselli Decourt Tese 2022 PPGCI IBICT-UFRJ.pdf7,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais