Please use this identifier to cite or link to this item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1352
metadata.dc.type: Tese
Title: Ciência da Informação e Educação: desenvolvimento de meta-estrutura em base de Taxonomia de Objetivos Educacionais
metadata.dc.creator: Decourt, Beatriz Aparecida Boselli
metadata.dc.contributor.advisor1: Biolchini, Jorge Calmon de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Rosali Fernandez de
metadata.dc.contributor.referee2: Príncipe, Eloísa da Conceição
metadata.dc.contributor.referee3: Miranda, Marcos Luiz Cavalcanti de
metadata.dc.contributor.referee4: Weitzel, Simone da Rocha
metadata.dc.description.resumo: A criação de uma meta-estrutura que acolha os elementos da Taxonomia de Objetivos Educacionais de Bloom na recuperação de informações possui potencial para promover, incentivar e democratizar o acesso aos recursos educacionais, facilitando a construção do conhecimento, norteando os educadores quanto às habilidades a serem desenvolvidas nas diferentes etapas do processo de ensino-aprendizagem. O objetivo principal é criar uma meta-estrutura para ambiente informacional, com base no padrão de metadados Dublin Core, que atenda às demandas específicas de profissionais da educação, no que tange a disseminação de recursos educacionais utilizando o conhecimento da Taxonomia de Objetivos Educacionais de Bloom. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo aplicado, descritivo e aplicativo, que tem o objetivo de gerar conhecimento de aplicação prática para um problema e os procedimentos adotados são os bibliográficos e experimentais. Os procedimentos contemplaram a revisão de literatura realizada a partir de análise de trabalhos científicos divulgados sobre as temáticas da Ciência da Informação, Educação, Comunicação e Ciência da Computação. Foi feito um levantamento, sobre as iniciativas que abordam estruturas de sistemas, repositórios educacionais e plataformas colaborativas. Concluiu-se que os resultados da pesquisa comprovam a hipótese na medida em que as possibilidades de busca foram significativamente ampliadas e promovem um resultado mais preciso na recuperação da informação de recursos educacionais. O mapeamento de repositórios nacionais de recursos educacionais para identificação de modelos de estrutura utilizados mostrou a necessidade de prover uma busca mais detalhada que enriqueceria a recuperação de informação para os profissionais vinculados ao processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: The creation of a meta-structure that includes the elements of Bloom's Taxonomy of Educational Objectives in information retrieval has the potential to promote, encourage and democratize access to educational resources, facilitating the construction of knowledge, guiding educators regarding skills to be developed in the different stages of the teaching-learning process. The mains objective is to create a meta-structure for an informational environment, based on the Dublin Core metadata standard, that meets the specific demands of education professionals, regarding the dissemination of educational resources using the knowledge of Bloom's Taxonomy of Educational Objectives. Methodology: This is a qualitative research, applied, descriptive and application, which aims to generate knowledge of practical application to a problem and the procedures adopted are bibliographic and experimental. The procedures contemplated the literature review carried out from the analysis of scientific works published on the themes of Information Science, Education, Communication and Computer Science. A survey was carried out on initiatives that address system structures, educational repositories and collaborative platforms. It was concluded that the research results prove the hypothesis insofar as the search possibilities were significantly expanded and promote a more accurate result in the retrieval of information from educational resources. The mapping of national repositories of educational resources to identify the structure models used showed the need to provide a more detailed search that would enrich the retrieval of information for professionals linked to the teaching-learning process.
Keywords: Organização do conhecimento
Taxonomia de Objetivos Educacionais de Bloom
Busca e recuperação da informação
Recursos educacionais
Knowledge organization
Bloom's Taxonomy of Educational Goals
Search and retrieval of information
Educational resources
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: IBICT-UFRJ
metadata.dc.publisher.department: Escola de Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI IBICT-UFRJ
Citation: DECOURT, Beatriz Aparecida Boselli. Ciência da Informação e Educação: desenvolvimento de meta-estrutura em base de Taxonomia de Objetivos Educacionais. Orientador: Prof. Dr. Jorge Calmon de Almeida Biolchini. 2022. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1352
Issue Date: 24-Feb-2022
Appears in Collections:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Beatriz Aparecida Boselli Decourt Tese 2022 PPGCI IBICT-UFRJ.pdf7,13 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright