Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1364
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias, Elaine Cristina Ferreira-
dc.date.accessioned2025-01-22T15:56:19Z-
dc.date.available2023-06-26-
dc.date.available2025-01-22T15:56:19Z-
dc.date.issued2023-06-26-
dc.identifier.citationDIAS, Elaine Cristina Ferreira Dias. O capital digital e os desafios na sociedade em rede: um estudo multidimensional da divisão digital. Orientador: Prof. Dr. Marcos do Couto Bezerra Cavalcanti. Coorientador: Prof. Dr. Joaquim Manuel Rocha Fialho. 2023. 208 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/1364-
dc.description.abstractThis thesis aimed to explore the digital divide within a country, focusing on the asymmetry of digital capital and its relationship with online opportunities and benefits. The study used both quantitative and qualitative approaches, involving Portuguese citizens, immigrants, and non-immigrants. The starting point of our analysis focused on a conceptual research model that was replicated in nine research hypotheses, articulated with the dimensions of digital capital and digital divide, previously described, and which were validated throughout this thesis with the results of the empirical study. The empirical data analysis revealed that education level and age are key factors influencing the use of online services and individuals' digital capital. The qualitative interviews shed light on reasons for not using online services, trusting false information on social networks, and intentions to continue using digital services postpandemic. This research contributes to the understanding of digital inequalities and the attribution of digital skills in the third level of the digital divide, an area that has been relatively unexplored in empirical studies within Information Science.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Priscila Cervo (priscilacervo@ibict.br) on 2025-01-22T15:56:19Z No. of bitstreams: 1 Elaine Cristina Ferreira Dias Tese 2023 PPGCI IBICT-UFRJ.pdf: 3527755 bytes, checksum: be1a7bda8e56c2ecbba3c5355559a387 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-22T15:56:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Elaine Cristina Ferreira Dias Tese 2023 PPGCI IBICT-UFRJ.pdf: 3527755 bytes, checksum: be1a7bda8e56c2ecbba3c5355559a387 (MD5) Previous issue date: 2023-06-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Universidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDivisão Digitalpt_BR
dc.subjectCapital Digitalpt_BR
dc.subjectCompetências Digitaispt_BR
dc.subjectLetramento Digitalpt_BR
dc.subjectServiços Digitaispt_BR
dc.subjectDigital Dividept_BR
dc.subjectDigital capitalpt_BR
dc.subjectDigital skillspt_BR
dc.subjectDigital literacypt_BR
dc.subjectDigital Servicespt_BR
dc.titleO capital digital e os desafios na sociedade em rede: um estudo multidimensional da divisão digitalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1972990168715104pt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Marcos do Couto Bezerra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3565629573688410pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Fialho, Joaquim Manuel Rocha-
dc.contributor.referee1Biolchini, Jorge Calmon de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1287998611558420pt_BR
dc.contributor.referee2Gouveia, Fábio Castro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0733908324235348pt_BR
dc.contributor.referee3Casquilho-Martins, Inês-
dc.contributor.referee4Barroso, Wanise Borges Gouvêa-
dc.description.resumoEsta tese teve como objetivo aprofundar a compreensão sobre o fenômeno da divisão digital dentro de um país, apresentando a assimetria de capital digital composto pelas competências digitais dos indivíduos, a relação com o tipo de aproveitamento de oportunidades e benefícios online e como fatores sociodemográficos impactam nessas variáveis. Para isso realizamos um estudo empírico de cunho exploratório utilizando-se as abordagens quantitativa e qualitativa em Portugal. O ponto de partida da nossa análise centrou-se num modelo conceitual de pesquisa que se reproduziu em nove hipóteses de pesquisa, articuladas com as dimensões de capital digital e divisão digital, anteriormente descritas, e que foram validadas ao longo desta tese com os resultados do estudo empírico. Os resultados quantitativos evidenciam que o nível de escolaridade e idade são fatores determinantes para os usos de serviços online (resultados tangíveis) e com o nível de capital digital dos indivíduos. A etapa qualitativa com as entrevistas semiestruturadas nos permitiu compreender as razões para não-utilização dos serviços online pelos entrevistados, os motivos de confiança em informações que podem ser falsas nas redes sociais e a intenção de continuação de uso de serviços e atividades online após a pandemia, como o uso de serviços de saúde digital. Em termos de contribuição para o avanço no campo de pesquisa da Ciência da Informação, os achados desta tese permitem um maior aprofundamento no campo das desigualdades digitais inerente ao aproveitamento online e na acumulação de competências digitais (capital digital), com foco na divisão digital de terceiro nível, ainda pouco explorada pelos pesquisadores, especialmente em estudos empíricos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI IBICT-UFRJpt_BR
dc.publisher.initialsIBICT-UFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elaine Cristina Ferreira Dias Tese 2023 PPGCI IBICT-UFRJ.pdf3,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais