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Tipo: Tese
Título: O capital digital e os desafios na sociedade em rede: um estudo multidimensional da divisão digital
Autor(es): Dias, Elaine Cristina Ferreira
Primeiro orientador: Cavalcanti, Marcos do Couto Bezerra
Coorientador: Fialho, Joaquim Manuel Rocha
Membro da banca: Biolchini, Jorge Calmon de Almeida
Membro da banca: Gouveia, Fábio Castro
Membro da banca: Casquilho-Martins, Inês
Membro da banca: Barroso, Wanise Borges Gouvêa
Resumo: Esta tese teve como objetivo aprofundar a compreensão sobre o fenômeno da divisão digital dentro de um país, apresentando a assimetria de capital digital composto pelas competências digitais dos indivíduos, a relação com o tipo de aproveitamento de oportunidades e benefícios online e como fatores sociodemográficos impactam nessas variáveis. Para isso realizamos um estudo empírico de cunho exploratório utilizando-se as abordagens quantitativa e qualitativa em Portugal. O ponto de partida da nossa análise centrou-se num modelo conceitual de pesquisa que se reproduziu em nove hipóteses de pesquisa, articuladas com as dimensões de capital digital e divisão digital, anteriormente descritas, e que foram validadas ao longo desta tese com os resultados do estudo empírico. Os resultados quantitativos evidenciam que o nível de escolaridade e idade são fatores determinantes para os usos de serviços online (resultados tangíveis) e com o nível de capital digital dos indivíduos. A etapa qualitativa com as entrevistas semiestruturadas nos permitiu compreender as razões para não-utilização dos serviços online pelos entrevistados, os motivos de confiança em informações que podem ser falsas nas redes sociais e a intenção de continuação de uso de serviços e atividades online após a pandemia, como o uso de serviços de saúde digital. Em termos de contribuição para o avanço no campo de pesquisa da Ciência da Informação, os achados desta tese permitem um maior aprofundamento no campo das desigualdades digitais inerente ao aproveitamento online e na acumulação de competências digitais (capital digital), com foco na divisão digital de terceiro nível, ainda pouco explorada pelos pesquisadores, especialmente em estudos empíricos.
Abstract: This thesis aimed to explore the digital divide within a country, focusing on the asymmetry of digital capital and its relationship with online opportunities and benefits. The study used both quantitative and qualitative approaches, involving Portuguese citizens, immigrants, and non-immigrants. The starting point of our analysis focused on a conceptual research model that was replicated in nine research hypotheses, articulated with the dimensions of digital capital and digital divide, previously described, and which were validated throughout this thesis with the results of the empirical study. The empirical data analysis revealed that education level and age are key factors influencing the use of online services and individuals' digital capital. The qualitative interviews shed light on reasons for not using online services, trusting false information on social networks, and intentions to continue using digital services postpandemic. This research contributes to the understanding of digital inequalities and the attribution of digital skills in the third level of the digital divide, an area that has been relatively unexplored in empirical studies within Information Science.
Palavras-chave: Divisão Digital
Capital Digital
Competências Digitais
Letramento Digital
Serviços Digitais
Digital Divide
Digital capital
Digital skills
Digital literacy
Digital Services
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: IBICT-UFRJ
Departamento: Escola de Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI IBICT-UFRJ
Citação: DIAS, Elaine Cristina Ferreira Dias. O capital digital e os desafios na sociedade em rede: um estudo multidimensional da divisão digital. Orientador: Prof. Dr. Marcos do Couto Bezerra Cavalcanti. Coorientador: Prof. Dr. Joaquim Manuel Rocha Fialho. 2023. 208 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1364
Data do documento: 26-Jun-2023
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